Bannière
Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram

Soft Power
Logo_France_Culture

 Chroniques sur

Mainstream Rééditée

FredericMartel-Delacultureenamerique-Champsessais

Biografia em português aqui

Frederic Martel

Frédéric Martel, escritor e jornalista francês, é doutorado em Ciências Sociais (tese na EHESS) e mestre em Ciências Sociais, Direito, Ciência Política e Filosofia (Universidades Paris I e Paris II). Foi adido cultural na Embaixada de França nos Estados Unidos e na Roménia, professor convidado em Harvard e professor na ESSEC, no MBA da HEC e da Sciences-Po Paris.

É autor de dez livros, entre os quais De la Culture en Amérique (Gallimard, 2006), Mainstream – Enquête sur la guerre globale de la culture et des médias (Flammarion, 2010) e Smart – Enquête sur les internets (Stock, 2014). Estes livros foram traduzidos numa dezena de línguas e numa vintena de países.

Frédéric Martel é pivot, todos os domingos, do programa radiofónico «Soft Power», uma emissão da France Culture. É repórter e colunista de política internacional da Slate.fr.

Como investigador, Frédéric Martel é Senior Research Fellow na Universidade ZHdK de Zurique e no CERI (Sciences-Po Paris) onde os seus temas de pesquisa são o soft power, a diplomacia de influência, as indústrias criativas, os média e a Internet. Foi perito junto da Comissão Europeia, onde fez parte do grupo de trabalho cultural do presidente da Comissão, «New Narrative for Europe».

O seu novo livro, Sodoma – Enquête au coeur du Vatican (Robert Laffont, 2019) acaba de ser publicado em francês, italiano, inglês, espanhol, português (Portugal), polaco, romeno e neerlandês, e cinco novas traduções estão em curso: alemão, esloveno, croata, português (Brasil) e búlgaro. O livro será publicado em cerca de quarenta países.

Sodoma (cujo título, nas edições portuguesa e inglesa, é No Armário do Vaticano), é número 1 de vendas em França, em Portugal e no Canadá (Québec) e está em todas as listas de best-sellers no Reino Unido, Irlanda, Austrália, Bélgica, Suíça, Canadá (língua inglesa) e Holanda. Acaba de integrar a lista de best-sellers do New York Times, nos Estados Unidos.

Frédéric Martel vive em Paris e viaja, todas as semanas, por todo o mundo.

• • • Follow  F. Martel on : Instagram | Twitter | Facebook | LindedIn | Podcast